Esportes
Equipe de Praia Grande volta a disputar competições oficiais da Federação Paulista de Atletismo

Cidade terá nove atletas no 2º Torneio Paulista Adulto nesta quarta-feira, dia 12

Uma ótima notícia para o esporte de Praia Grande. A Cidade volta a disputar as competições oficiais da Federação Paulista de Atletismo (FPA). O primeiro desafio dos atletas praia-grandense já será nesta quarta-feira, dia 12, em casa já que a Cidade sedia o 2º Torneio Paulista Adulto. O início das provas está marcado para as 8h30. Não está liberada a presença de público por conta da pandemia de covid-19.

 

Praia Grande será representada por nove atletas nas disputas, São eles: Priscila Soares Piedade (400 metros), Nicole de Souza Aranha (1.500 metros), Amanda dos Santos Santana (400 metros), João Victor Marques Cruz Helene de Oliveira (400 metros), Bruno Daher Lino de Souza (400 metros), Lucas Norambuena Aulicino (400 metros), Kaio Vinicio Camilo da Conceição (400 metros), Rodrigo Valério Silva (1.500 metros) e Felipe Wanderlei Rodrigues (1.500 metros).

 

“O esporte de Praia Grande está muito feliz por retornar às disputas da Federação Paulista de Atletismo. É uma parceria com a FPA que faz com que nossos atletas possam lutar por índices e vagas para competições nacionais como o Troféu Brasil”, comentou o secretário de Esporte s e Lazer de Praia Grande, Rodrigo Santana, o Rodrigão, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei.

 

Difundir o Atletismo entre os jovens e desenvolver o turismo esportivo com a recepção de torneios e eventos oficiais também são outros fatores positivos destacados pelo secretário praia-grandense com o retorno da Cidade nas competições da FPA. O dirigente acredita ainda que a modalidade terá um desenvolvimento maior no Município.

 

“Esse é um momento especial também para nossos atletas e técnicos. Poder participar de uma competição na nossa Cidade marcando essa volta é algo incrível. Quando trazemos eventos desse nível existe o interesse dos jovens na modalidade, o que pode ocasionar a revelação de novos valores. O turismo esportivo também é outro benefício. Ainda não podemos ter público por conta da pandemia, mas essa parte também deve ser levada em conta”, analisou Rodrigão.

Um dos técnicos do Atletismo de Praia Grande, Rodrigo Augusto da Silva Rosa, festejou a novidade. O treinador ressaltou que o esporte oferece grandes oportunidades para que os jovens mudem o rumo de suas vidas e possam sonhar com um futuro melhor.

 

“Sempre tivemos atletas representando as seleções paulistas e brasileiras nas provas de pista e campo. Voltar é uma alegria geral. Agora é trabalhar duro em busca de bons resultados. Isso também significa visibilidade para a Cidade e um espelho para futuros novos atletas”, disse o técnico.

Programação – Praia Grande sedia o 2º, 4º e 5º Torneio Paulista Adulto, além do sub-20, organizados pela Federação estadual da modalidade (FPA). As disputas ocorrem, respectivamente na quarta-feira, dia 12, sábado dia 15, e domingo, dia 16.

 

Na luta pela vaga olímpica estarão em Praia Grande diversos atletas do País que estão no ranking considerado Top 10 da América do Sul. Entre eles, destaque para Thiago Moura e Valdileia Martins, no salto em altura, Wilian Braido e Kelly Medeiros, no arremesso do peso, Ketlen Batista e Matheus Rocha, nos 110m com barreiras, além de Alessandro Costa e Lidiane Cansian, no lançamento do disco.

Os Torneios que podem garantir a vaga olímpica para esses atletas só podem ser disputados em Praia Grande porque a Pista de Atletismo conta com homologação classe 2 da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). Desta forma, o certificado expedido pela entidade mundial possibilita que a Cidade receba até eventos internacionais e os recordes estabelecidos no equipamento municipal serão oficialmente homologados devido à certificação da IAAF.

 

12/05/21

 

Foto: Divulgação/PMPG

 

Ecovias

ecovias