Especial
Governo anuncia reforço vacinal, mas cidades aguardam orientações

Estava prevista a intensificação vacinal em todo Estado de São Paulo entre os dias 1º e 10 de dezembro

Leia mais...
 
Após casos, São Paulo reavaliará liberação de máscaras

Com primeiros casos, Doria pediu nova análise quanto às máscaras

Leia mais...
 
Prefeitura entrega 237 novas vagas com ampliação de escola no Vila Sônia

Bairro contará com 400 novas vagas em creche para 2022

A Secretaria de Educação (Seduc) entregou, na segunda-feira, dia 29, a ampliação da Escola Municipal Newton de Almeida Castro, no Vila Sônia, que passa a atender mais 237 crianças. Com isso, o bairro contará com 400 novas vagas para alunos de creche, com idade de 0 a 3 anos, para 2022.

 

Esse total é resultado da extensão da EM Newton de Almeida Castro e da ampliação da EM Idalina da Conceição Pereira, entregue em julho, quando foram criadas mais 163 novas vagas.

Na EM Newton de Almeida Castro foram construídas seis salas onde ficarão as turmas de berçários I, II e III (ciclos I e II). Anexos a estes espaços estão sendo erguidos quatro solários, utilizados para recreação, dois banheiros com espaços para banho, além de pátio coberto. Para realizar tais serviços, a Seduc fez adaptações ao prédio anexo, onde funcionava a Complementação Educacional Sonia Marise Domingues. Todo o projeto segue o padrão dos prédios das escolas municipais, com pontos para instalação de câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis.

Em seu discurso, a secretária de Educação, professora Cida Cubilia destacou a importância da retomada das aulas presenciais com segurança. “Voltamos com atendimento em semiintegral este ano, por conta da necessidade. Para 2022, nosso objetivo é de retomar, recebendo todos os nossos alunos de creche em período integral. Assim, as famílias que necessitam de um lugar para os filhos ficarem enquanto trabalham, poderão assim fazer com toda tranquilidade e os cuidados necessários”.

A prefeita Raquel Chini esteve na entrega da ampliação da EM Newton de Almeida Castro e ressaltou que essa será uma constante nos próximos anos. “Pedi para que a Secretaria de Educação levantasse a demanda do Município para que possamos fazer a ampliação ou até mesmo a construção de outras unidades”, reforçou.

Segundo a chefe do Executivo, a Prefeitura está acompanhando também a situação das unidades estaduais. “Existe uma realidade muito diferente quando as crianças saem das nossas escolas e vão para o Estado. O Ministério Público entende que a nossa obrigatoriedade de atendimento vai até as turmas de quinto ano. Mas aos poucos, pretendemos absorver a demanda e atender 100% da totalidade de alunos do sexto ao nono na rede municipal de ensino”, finalizou.

Texto: Celso Chiavelli

Créditos: Divulgação PMPG

 

 

 
Brasil tem 45 mil novos infectados por HIV este ano

Cidades da região farão ações de conscientização, proteção e combate ao preconceito

No Dia Mundial de Luta contra a Aids e de Conscientização sobre o HIV, em 1º de dezembro, e início do Dezembro Vermelho, o Ministério da Saúde informou que no Brasil há 694 mil pessoas em tratamento da doença. Só em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. Com isso, o tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV em todo o País.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37,7 milhões de pessoas conviviam com o HIV no final de 2020 (último levantamento divulgado), mais de dois terços delas, na África.

Em alusão à data, cidades da Baixada Santista realizarão ações de conscientização, proteção e combate ao preconceito contra pessoas portadoras da doença.

Em Praia Grande o trabalho de prevenção acontece o ano todo, com a distribuição de preservativos e realização de testes gratuitos de HIV e sífilis nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e no Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP). Neste mês, haverá programação especial, com distribuição de preservativos, materiais informativos e orientação nos seguintes locais e datas: dia 3, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD); dia 4, no Conjunto Habitacional Jardim Imperador III; dia 6, no CAPS II Boqueirão; e dia 7, na Fraternidade Casa de Mariah, no bairro Nova Mirim.

Em Cubatão, desde o dia 26 estão acontecendo atividades realizadas pela equipe de prevenção do Serviço de Atendimento às Doenças Transmissíveis (SADT) nas unidades de Saúde, em organizações sociais e nas UBSs, também com testagem, orientações e entregas de preservativos e conteúdos informativos. Nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, das 9h às 12h, a ação ocorre no Exército da Salvação, na Vila dos Pescadores.

O Dia D da campanha será 4 de dezembro, com uma série de atividades no Parque Anilinas, das 9h às 13h, onde haverá testagem para HIV e sífilis e orientação sobre ISTs.

Em São Vicente, as 26 Unidades da rede básica de saúde realizarão um dia especial para a campanha, com palestras e folhetos informativos e realização de testes de HIV e sífilis. Participarão da campanha a Unidade de Saúde do Adolescente, as Penitenciárias I e II, com realização de testes para os detentos durante a semana, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho. A programação completa está no site da Prefeitura.

ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com pessoa infectada. Além disso, também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. O tratamento das pessoas com ISTs melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Texto: Celso Chiavelli

Créditos: Divulgação/ Richard Aldrin

 
Sesap define ações para atender demanda na temporada de verão

Reunião com os responsáveis pelos serviços discutiu o atendimento da alta demanda do verão

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias