Especial
Curso de panificação capacita mais de 50 pessoas com diversas técnicas repassadas

Aulas estão ocorrendo em uma carreta adaptada instalada no Quietude

O curso de panificação promovido em parceria entre a Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) de Praia Grande e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo está capacitando 54 pessoas. As aulas estão ocorrendo em uma carreta adaptada, que foi instalada no Espaço de Eventos Jair Rodrigues, no bairro Quietude.

No total, o curso tem 15 aulas, três delas teóricas e 12 práticas. A sala de aula adaptada está instalada em uma carreta que tem todos os maquinários necessários para que os alunos possam colocar a mão na massa, como batedeiras e fornos industriais. Diversas técnicas são repassadas e dali saem com conhecimento técnico e prático na profissão, o que pode ser um diferencial na busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Com 19 anos, José Oliveira, trabalha na cozinha do quartel. Para o jovem, o conhecimento adquirido no curso será compartilhado com os colegas de farda. “Aprendi muito aqui, isso vai me ajudar a desenvolver novas receitas e também a ensinar os meus colegas”, disse.

Proprietário de uma pequena lanchonete sediada em sua própria residência, Paulo de Tarso Santos Filho, de 35 anos, explica que tira boa parte do sustento da família com seu negócio. Com o curso, vai incrementar o cardápio do comércio. “Para mim esse curso significa muito. Aprendi muita coisa com a professora e isso vai servir para eu vender na lanchonete”, explicou.

A prefeita Raquel Chini visitou a carreta onde estão ocorrendo às aulas na quinta-feira, dia 4, conversou com os alunos e elogiou a estrutura disponível para a realização da capacitação. “Não é apenas um curso o que acontece aqui. Estamos capacitando pessoas para voltarem ao mercado de trabalho num cenário pós-pandemia. Daqui podem arrumar uma vaga ou começar um negócio próprio”.

NOVO CURSO - Em breve serão abertas vagas para o curso de auxiliar de cozinha. Os interessados podem obter informações clicando no banner Qualifica PG, no site do Município (www.praiagrande.sp.gov.br).

OUTROS – O curso de operador de empilhadeira, ministrado por meio de parceria da Seai e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai formar mais de 160 pessoas na profissão. Os dados são referentes às 14 turmas inscritas. As aulas estão ocorrendo no Espaço de Eventos Jair Rodrigues, no bairro Quietude.

São dez aulas, onde os alunos aprendem a operar a máquina dentro de um circuito que simula a rotina diária. Conduzir a empilhadeira com carga e trafegar de ré por um trajeto determinado sem atingir os obstáculos é um dos desafios da aula. São 12 pessoas por turma e, ao todo, 14 turmas diferentes, o que totaliza 168 alunos.

Também está acontecendo o curso de auxiliar administrativo, em parceria com o Senai, para jovens e adultos de qualquer idade e ambos os sexos.

12/12/2021

Foto: Divulgação PMPG/Amauri Pinilha

 
Aumento de casos alerta para uma nova onda de covid-19

No total, 1.000 novas licenças foram disponibilizadas na Cidade, e no primeiro momento, 887 foram preenchidas


No início do mês de novembro, o mundo ultrapassou 5 milhões de mortes desde o começo da pandemia. Apesar dos números no Brasil diminuírem, a circulação do covid-19 não cessou e o aumento de infecções no território europeu liga o alerta para todos. Com a aproximação do inverno no hemisfério Norte, estação que propicia a disseminação do vírus, os governos europeus estão vigilantes. Vários países se preparam para retomar as medidas restritivas aplicadas durante o pico da epidemia.

Na Alemanha também teve aumento das doenças. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, anunciou que todos os cidadãos no país serão elegíveis para a dose de reforço da vacina, logo que se passem seis meses da segunda dose. O ministro afirmou que o país está passando por uma quarta onda da covid-19. Essa semana o país viu sua taxa de infecção diária subir para 201,1 casos por 100 mil pessoas, a maior desde o início da pandemia.

Na França, desde outubro, o país assinala um aumento das infecções, com taxa de incidência de 62 casos por 100 mil habitantes, acima do limite de alerta. O Parlamento aprovou, na sexta-feira, a prorrogação do passe sanitário até 31 de julho. O prolongamento da validade do passe de saúde dependerá da campanha de vacinação de reforço.

A Romênia e a Bulgária vacinaram totalmente apenas 40% e 27% dos adultos, respectivamente. As novas infeções também atingem níveis recordes na Rússia, Ucrânia e Grécia. Na Áustria, foi anunciado que as pessoas que não foram vacinadas contra a covid-19 serão impedidas de entrar nos estabelecimentos. Qualquer evento com mais de 25 pessoas, a partir do final da próxima semana, passa a ser ilegal. A Dinamarca propôs restaurar o uso do “passe corona” digital. O documento deverá ser apresentado pelos dinamarqueses para entrar em bares e restaurantes. O número de infecções diárias aumentou de forma constante para 2.300 nos últimos dias, depois de, em setembro, registrar apenas cerca de 200 casos. A Islândia também reintroduziu máscaras e regras de distanciamento social após o aumento de casos.

O Reino Unido registrou mais 57 mortes em 28 dias e outros 32.322 novos casos de covid-19, de acordo com os dados mais recentes do governo. Os dados representam queda nas infecções de 16,6% na semana passada, enquanto as mortes aumentaram 8,2%. Mesmo assim, o país resiste à implementação de medidas como o uso de máscaras ou passes de vacinas.

 

16/11/2021

Foto: REUTERS

 

 
SP ultrapassa a marca de 90% dos adultos vacinados

Governador agradeceu o esforço coletivo para a queda das mortes por coronavírus

Leia mais...
 
SP: Motoristas com CNH vencida têm novos prazos para renovação

Cronograma inclui carteiras com vencimento até dezembro 2022

Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novos prazos para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado de São Paulo, que estavam suspensos desde março do ano passado devido à pandemia de covid-19. O Departamento Estadual de Trânsito de SP (Detran-SP) informou que os novos prazos passaram a valer desde terça-feira, dia 9.

 

O cronograma com as datas foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), conforme deliberação 243 do Contran, incluindo as carteiras de habilitação com vencimento entre março de 2020 e dezembro de 2022, sendo que os novos prazos para renovação vão de dezembro deste ano até agosto de 2023.

O período para cada motorista é definido com base no mês de vencimento do seu documento. As primeiras carteiras que deverão ser renovadas são aquelas que venceram entre março e abril de 2020. O novo prazo para renovação, nestes casos, é até 30 de dezembro de 2021.

Os últimos motoristas com prazos renovados são aqueles cujas carteiras tem vencimento em dezembro de 2022. Nesses casos, eles terão até 31 de agosto de 2023 para realizar a renovação da CNH. Ficam restabelecidos os prazos relacionados às CNH com vencimento a partir de 1º de janeiro de 2023, ou seja, sem adiamento da renovação.

Foram definidos ainda novos prazos para registro e licenciamento de veículos novos e transferência de propriedade de veículos que ocorram até 16 de novembro deste ano, com a possibilidade de realização até 31 de dezembro deste ano.

10/11/2021
Foto: Divulgação

 

 
Feirão Limpa Nome oferece descontos para renegociação de dívidas

Consulta é de graça e basta ter o CPF em mãos para fazer análise da dívida

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias