Especial
Série C define semifinalistas e classificados da segundona

Jogo de abertura das quartas de finais teve gol de falta, de cabeça e emoção nos pênaltis

Leia mais...
 
Balanço: Procon registra 703 reclamações na Black Friday

Das cidades consultadas, apenas Santos registrou queixas de consumidores

Após a Black Friday, ocorrida na sexta-feira, dia 26, em balanço feito pelo Procon-SP, na segunda-feira, dia 29, o órgão recebeu 703 reclamações de consumidores que tiveram problemas com suas compras ou contratações durante o dia de descontos. Em 2020, o Procon-SP havia registrado 1.107 queixas. Houve aumento de 3% em 2021.

As queixas mais relatadas foram sobre atraso ou não entrega de produto/serviço: 174, que correspondem a 25% do total dos casos.

Outros problemas relatados foram pedido cancelado após a finalização da compra (162 reclamações, 23% do total); mudança de preço ao finalizar a compra (79 queixas, 11%); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (77 casos, 11%); e produto ou serviço indisponível (75 casos, 11% do total).

Já nas redes sociais, o Procon-SP recebeu 457 consultas sobre o tema.

CASO - Na Capital, o Procon-SP notificou a Via S/A, empresa responsável pelo site de uma loja de móveis e eletrodomésticos, pedindo explicações sobre o não cumprimento da oferta de aparelho celular da marca Samsung feita durante a Black Friday. O modelo, cujo preço original é de, aproximadamente R$ 3 mil, estava sendo oferecido por R$ 700,00.

 

Consumidores questionaram nas redes sociais que, mesmo após terem finalizado a compra, a empresa cancelou o pedido. O Procon-SP quer que a  Via S/A esclareça quais as razões do cancelamento e quantas compras relacionadas a essa oferta foram recebidas.

A empresa também deverá explicar sobre o plano de ação para resolver as reclamações apresentadas no seu SAC e no Procon-SP.

baixada santista – Em Santos houve apenas quatro reclamações devido à compras via internet. Por outro lado, durante uma fiscalização realizada pelo Procon da Cidade na sexta-feira, dia 26, em 13 lojas físicas, quatro foram notificadas devido a falta de informação adequada nos preços como: clareza, correção, precisão e ostensividade.

 

Em Guarujá e São Vicente, as unidades municipais do Procon não registraram reclamações até quarta-feira, dia 1º. As demais cidades não retornaram com os dados até o fechamento desta edição, quarta-feira, dia 1º, às 18h.

Texto: Celso Chiavelli

Créditos: Divulgação PMPG/Jairo Marques

 
Prefeitura entrega 237 novas vagas com ampliação de escola no Vila Sônia

Bairro contará com 400 novas vagas em creche para 2022

A Secretaria de Educação (Seduc) entregou, na segunda-feira, dia 29, a ampliação da Escola Municipal Newton de Almeida Castro, no Vila Sônia, que passa a atender mais 237 crianças. Com isso, o bairro contará com 400 novas vagas para alunos de creche, com idade de 0 a 3 anos, para 2022.

 

Esse total é resultado da extensão da EM Newton de Almeida Castro e da ampliação da EM Idalina da Conceição Pereira, entregue em julho, quando foram criadas mais 163 novas vagas.

Na EM Newton de Almeida Castro foram construídas seis salas onde ficarão as turmas de berçários I, II e III (ciclos I e II). Anexos a estes espaços estão sendo erguidos quatro solários, utilizados para recreação, dois banheiros com espaços para banho, além de pátio coberto. Para realizar tais serviços, a Seduc fez adaptações ao prédio anexo, onde funcionava a Complementação Educacional Sonia Marise Domingues. Todo o projeto segue o padrão dos prédios das escolas municipais, com pontos para instalação de câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis.

Em seu discurso, a secretária de Educação, professora Cida Cubilia destacou a importância da retomada das aulas presenciais com segurança. “Voltamos com atendimento em semiintegral este ano, por conta da necessidade. Para 2022, nosso objetivo é de retomar, recebendo todos os nossos alunos de creche em período integral. Assim, as famílias que necessitam de um lugar para os filhos ficarem enquanto trabalham, poderão assim fazer com toda tranquilidade e os cuidados necessários”.

A prefeita Raquel Chini esteve na entrega da ampliação da EM Newton de Almeida Castro e ressaltou que essa será uma constante nos próximos anos. “Pedi para que a Secretaria de Educação levantasse a demanda do Município para que possamos fazer a ampliação ou até mesmo a construção de outras unidades”, reforçou.

Segundo a chefe do Executivo, a Prefeitura está acompanhando também a situação das unidades estaduais. “Existe uma realidade muito diferente quando as crianças saem das nossas escolas e vão para o Estado. O Ministério Público entende que a nossa obrigatoriedade de atendimento vai até as turmas de quinto ano. Mas aos poucos, pretendemos absorver a demanda e atender 100% da totalidade de alunos do sexto ao nono na rede municipal de ensino”, finalizou.

Texto: Celso Chiavelli

Créditos: Divulgação PMPG

 

 

 
G7 tem reunião emergencial para discutir nova variante

Em todos os continentes já existem casos confirmados da nova cepa do coronavírus

O Reino Unido convocou no domingo, dia 28, uma reunião de emergência do grupo G7 para discutir ações para barrar a disseminação da nova variante do coronavírus. O encontro foi na segunda-feira, dia 29, por videoconferência.

O grupo formado por Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Japão e Itália anunciará as medidas discutidas durante a semana. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, determinou no sábado, dia 27, o reforço das medidas sanitárias em seu País. “Precisamos ganhar tempo. Enquanto nossos cientistas pesquisam, nós vacinamos e damos reforço”, disse Johnson, em entrevista coletiva. O premiê britânico afirmou que viagens não serão canceladas, mas que qualquer pessoa que entrar no país deverá fazer um exame obrigatório de PCR no segundo dia após a chegada.

Na África do Sul já são 77 casos na província de Gauteng. Em Botsuana e Nigéria são quatro casos em cada país. Sendo que no primeiro são todos de estrangeiros que estavam em missões diplomáticas.

Pela Europa, na Alemanha, são dois casos na Baviera e um suspeito na província de Hesse. Na Holanda e em Portugal foram 13 casos em cada, sendo que no país português são de jogadores e membros do clube de futebol do Belenenses, e um dos infectados viajou à África do Sul. Noruega e Dinamarca têm dois casos cada. Bélgica, Espanha, Itália, República Tcheca e Suécia estão com um caso cada. Na Irlanda, segundo o ministro da Saúde Stephen Donnelly, são mais de dez casos suspeitos após testes iniciais mostrarem uma característica do vírus diferente da variante delta.

Na Austrália, dois casos foram em passageiros vacinados que voltavam do sul da África e chegaram a Sydney no mesmo dia do fechamento das fronteiras deste país com nove outros do sul do continente africano. O país está com cinco casos confirmados.

Na Ásia, Israel tem um caso confirmado e decidiu proibir a partir do dia 28 a entrada de estrangeiros, assim como obrigar seus cidadãos vacinados que voltaram de viagem a realizar um teste PCR e a fazer uma quarentena de três dias. O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, disse que a proibição deve durar, a princípio, 14 dias. As autoridades de saúde de Israel esperam que dentro desse período haja mais informações sobre a eficácia das vacinas contra a ômicron.

O Japão está com um caso e anunciou no dia 29, o fechamento de suas fronteiras a todos os visitantes estrangeiros. Hong Kong e Arábia Saudita estão com um caso cada. A Coreia do Sul está com cinco casos de viajantes oriundos da Nigéria.

03/12/2021

Foto: Divulgação

 
Brasil compra 100 milhões de doses da Pfizer para 2022

 

Os imunizantes serão entregues a cada três meses

Na segunda-feira, dia 29, o Ministério da Saúde e a farmacêutica Pfizer assinaram um contrato para a compra de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para aplicação em 2022. Segundo o Ministério, os imunizantes serão entregues de forma trimestral e o contrato também prevê a aquisição de mais 50 milhões de doses caso haja necessidade.

Devem ser entregues 20 milhões de doses até março, 25 milhões até junho, 35 milhões até setembro e 19,9 milhões no último trimestre. Em nota a pasta destacou que o contrato contempla qualquer mudança na composição das doses conforme novas variantes da covid-19 surjam. A expectativa do governo federal é disponibilizar cerca de 354 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus ao longo de todo o ano.

Em 2021, segundo o Ministério, já foram distribuídas 139 milhões de doses aos estados e Distrito Federal.

NÚMEROS – Os números do consórcio de veículos de imprensa até terça-feira, dia 30, mostram que, no Brasil, 133.784.419 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única das vacinas. São 62,72% da população. 74,52% da população tomaram ao menos a primeira dose, foram 158.968.799 pessoas. A dose de reforço foi aplicada em apenas 7,71%. Somando todas ditas anteriormente, são 309.191.944 doses aplicadas desde o início da vacinação. Os estados com maior porcentagem da população imunizada são São Paulo, com 75,30%; Mato Grosso do Sul, com 69,98%; Rio Grande do Sul, com 68,41%; Santa Catarina, com 78,32% e Paraná, com 66,12%.

Desde o começo da pandemia, novembro foi o mês com menor número de mortes por covid-19 no país, foram 6.894 mortes registradas. Ao total o país perdeu 614.754 vidas e teve 22.093.195 casos confirmados.

O estado de São Paulo registrou 154.077 mortes e 4.439.105 casos confirmados.

Segundo os dados do Vacinômetro SP, foram 77.954.770 doses de vacina aplicada em todo o estado. 4.692.524 pessoas já tomaram a dose de reforço, são 76,11% da população. Em relação a população adulta o número sobe para 93,86%.

A Baixada Santista, até dia 30, registrou 189 novos casos , e duas mortes foram registradas em 24 horas. A região soma 179.761 casos confirmados e 7.269 mortes. Há 3.276 casos em investigação e 90 mortes em investigação.

Na cidade de Praia Grande, segundo boletim divulgado pela prefeitura, são 29.287 casos confirmados e 398 suspeitos. Foram 1.174 mortes e 28 ainda estão em investigação. 85,27% da população praia-grandense está vacinada, são 542.374 pessoas.

04/12/2021

Foto: Divulgação

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias