Escolas recebem ações sobre prevenção de doenças bucais

De forma lúdica e divertida, a equipe de Prevenção da Divisão de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, está visitando as escolas municipais durante o mês de junho para conscientizar sobre o tema.

 

Em palestra educativa, os profissionais introduzem o assunto e orientam as crianças sobre a maneira certa e eficiente de cuidar da saúde bucal. Segundo a Sesap, na visita às escolas são feitas avaliações bucais realizadas por um dentista residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. E, ao final, são entregues uma escova de dentes nova para cada aluno.

Segundo a cirurgiã-dentista Leila Kayoko Seki Yonamine, que faz a palestra e acompanha a ação como residente, saber como tratar a saúde bucal desde criança é essencial para a saúde.“Essa avaliação visa saber como está a boca de cada criança, se tem cárie nos dentes. E aquelas que verificarmos que precisam de um tratamento serão encaminhadas para as Unidades de Saúde da Família (Usafas)”, explica.

Para o dentista residente Weslley Pereira, com a iniciativa cria-se também oportunidades dos residentes entrarem em contato com a comunidade. “Para mim é uma experiência única e muito importante, até porque a gente faz um curso de especialização de estratégia em saúde da família e a educação bucal começa pelas crianças, na escola. E também porque aprendo a prática e levo esse aprendizado para além da residência”, conta.

A ação também é bem vista pela comunidade escolar, que observa a relevância de abordar esse assunto, como ressalta a professora do primeiro ano, Ângela Aparecida da Silva, da EM Ophelia Caccetari dos Reis, no Anhanguera. “É muito importante reforçar os cuidados com os dentes, pois são crianças pequenas, que necessitam dessa atenção, para evitar cáries no futuro. Cuidar da higiene bucal é fundamental”.

RESIDÊNCIA – Mesmo com a falta de uma instituição de ensino em medicina, Praia Grande está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS) a receber Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Medicina da Família e Comunidade de Praia Grande. A Cidade é referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

O Município também oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos, que contam com atividades teóricas e práticas nas Usafas-escola, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional, que abrange enfermagem, fisioterapia, odontologia e psicologia.

22/02/2022

Foto: Divulgação PMPG/ Fred Casagrande

 

Ecovias

ecovias