Sesap define ações para atender demanda na temporada de verão

Reunião com os responsáveis pelos serviços discutiu o atendimento da alta demanda do verão

 

Visando ampliar as ações de saúde para o final de 2021 e início de 2022, a Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) realizou uma reunião técnica na segunda-feira, dia 22, onde foram definidas várias diretrizes para atender a população e o grande número de turistas que visitará a Cidade nesta temporada.

 

Uma das metas da Saúde é intensificar as atuações das equipes de atendimento das unidades de Urgência e Emergência do Município. Praia Grande conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce, PS Quietude, UPA Samambaia e três bases do Samu, além do atendimento covid-19 no Gripário, no Ginásio Falcão. O objetivo é que, com mais profissionais, as unidades ampliem a capacidade de atendimento, garantindo a qualidade dos serviços de saúde para moradores e turistas.

Outro foco é o atendimento das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade, que são porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande. A vacinação contra a covid-19 continuará diariamente no Ginásio Rodrigão durante toda a temporada de verão.

Promoção à Saúde A Sesap visa reforçar a promoção e proteção a saúde da Cidade, especialmente em função dos impactos psicológicos devido à pandemia. “Com a queda nos casos de covid-19 e o avanço da vacinação, é preciso ter uma atenção maior com a saúde mental das pessoas, ampliando as ações nessa área”, destacou o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira.

Com relação à saúde da mulher, também estão sendo intensificadas ações preventivas e de orientação, visando também a redução da mortalidade materno-infantil. O Ceas Mulher, por exemplo, realiza atendimentos relacionados a mama e colo de útero, gestantes e aconselhamento em atenção ao planejamento familiar, colocação de DIU, avaliações cirúrgicas, entre outros serviços.

Já a central telefônica Acolhe PG (162) também presta serviço nessa área ao acompanhar a presença das gestantes nas consultas de alto risco e também oferece orientações sobre aleitamento materno por meio do Disk Amamentação (3496-5262), entre outros serviços.

Também foram abordados na reunião a ampliação da oferta de exames e consultas especializadas, a checagem do abastecimento de insumos para a temporada de verão e a manutenção dos equipamentos públicos de Saúde.

Texto: Celso Chiavelli

Créditos: Divulgação PMPG/Richard Aldrin

 

 

Ecovias

ecovias