Semana da Consciência Negra terá atividades culturais e manifestações artísticas

Evento acontece de 19 a 21 de novembro no PDA e terá até Hip Hop na programação especial

Com o tema, Celebrar é Resistir, a Praia Grande, realiza a Semana da Consciência Negra, de 19 a 21 de novembro, no Palácio das Artes. O evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), tem a participação do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e contará com palestras, apresentações musicais, dança e outras manifestações artísticas. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, data escolhida para homenagear Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que morreu neste dia no ano de 1695. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz o tema Celebrar é Resistir faz alusão à luta contra o racismo por meio da valorização da cultura afro-brasileira. “As atividades oferecidas têm o intuito de combater estereótipos e preconceitos, mostrando um pouco da riqueza de nossa cultura, que possui fortes influências africanas”.

Hip Hop, literatura, palestras e apresentações musicais fazem parte da programação da Semana da Consciência Negra. A cultura Hip Hop será representada por apresentações livres de dança, além de competições e batalhas.

Uma Feira de Economia Criativa terá espaço no Salão de Eventos do Palácio das Artes, voltada para produtos que promovem a cultura afro-brasileira. Na literatura, a atração será o Beco Literário, área destinada à exposição de livros e presença de autores do segmento.

O projeto Música no Hall, que acontece todos os finais de semana no hall de entrada do Palácio das Artes, fará parte da programação, com atrações musicais em apresentações de samba. No Teatro Serafim Gonzalez, a apresentação de Afoxé e a participação da bateria da Escola de Samba Grêmio Recreativo Guaratude prometem levar muita alegria ao público.

Mauricio ainda diz essa cultura de resistência fortalece ainda mais as campanhas antirracismo, além de fomentar discussões importantes sobre o tema. “O apoio do Conselho foi fundamental para a elaboração do evento. Todo o trabalho que vem sendo realizado será refletido nessas atividades, apresentando as manifestações culturais como símbolo da luta contra o racismo”.

A Semana da Consciência Negra de Praia Grande acontece de 19 a 21 de novembro, no Complexo Cultural Palácio das Artes, na avenida Presidente Costa e Silva, n° 1.600, com entrada gratuita. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

16/11/2021

Foto: Divulgação

 

 

Ecovias

ecovias