Orquidário Municipal começa a funcionar também no domingo

Horário de atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 17h, e no sábado e domingo das 9h às 17h

Os moradores e visitantes de Praia Grande podem conferir toda a beleza do Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon em qualquer dia da semana. Isso porque desde outubro o local passou a abrir à visitação também aos domingos. De segunda a sexta, o horário de atendimento acontece das 8h às 17h, e no sábado e domingo das 9h às 17h. O orquidário fica dentro do Parque da Cidade, no bairro Sítio do Campo, e a visita é gratuita.

Com mais de 8 mil mudas, de aproximadamente 200 espécies de orquídeas, o orquidário segue todos os protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio da covid-19. O local conta ainda com uma divisão entre viveiro, para a exposição das espécies; e estufa, espaço climatizado para o cultivo e recuperação. O equipamento tem também um sistema de cisterna para a captação da chuva, que é utilizada no cultivo das plantas, uma vez que o cloro é agressivo para esse tipo de flor.

Dentre as principais espécies encontradas mais comumente no local estão a Lélia Púrpura (Laelia Purpurata), Orquídeas Chuva De Ouro (Oncidium), Orquídea Coelogyne, Catasseto (Catasetum), Orquídea Borboleta (Phalaenopsis), vários tipos de Cattleyas, Orquídeas Olhos de Bonecas (Dendrobium), Mini-orquídea (Dendrobium Lichenastrum) e Orquídea sapatinho (Paphiopedilum). O orquidário conta com espécies com mais de 50 anos de idade.

O subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos, Marcelus Condé Machado, destacou as melhorias pelas quais o local passou nos últimos tempos. “No início de 2020 entregamos a ampliação do espaço, que passou de 300 para 675 m², e ainda ganhou novas espécies. Por causa da pandemia, muitos moradores e visitantes ainda não conferiram as melhorias. O espaço continua aberto à visitação, evitando aglomerações, com display de álcool em gel e com uso obrigatório de máscara”.

O Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon fica na rua José Bonifácio, esquina com a avenida do Trabalhador, bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Tude Bastos. A entrada do orquidário é pelo Parque da Cidade.

12/12/2021

Foto: Divulgação PMPG/Richard Aldrin

 

Ecovias

ecovias