Fescete estimula novos autores com Concurso Estudantil de Poesias

As inscrições acontecem online e gratuitas pelo www.fescete.com.br e o regulamento também está disponível no site

As inscrições para o 17º Concurso Estudantil de Poesias, que ocorrerá durante o Festival de Cenas Teatrais (Fescete), seguem abertas para alunos do ensino fundamental até universitário da Baixada Santista. Cada candidato só poderá concorrer com apenas uma poesia e as inscrições acontecem online e gratuitas pelo site www.fescete.com.br até o dia 20 de maio. O regulamento também está disponível no site.

O poema deverá ser inédito e autoral, com até 32 linhas. Em todas as categorias, a temática será livre, aproveitando a espontaneidade criativa dos alunos. Uma comissão formada por professores e artistas fará a avaliação de um dos mais tradicionais concursos do gênero na região, que estimulam o incentivo à leitura e o fomento ao fazer literário.

Vale lembrar que os três finalistas de cada categoria receberão certificados e o vencedor de cada uma delas receberá o Troféu Iracema Paula Ribeira. Já os quatro vencedores, receberão bolsas de estudos de 50% durante o período de um ano para o Curso Livre de Formação em Arte Cênica do Tescom. A divulgação dos vencedores ocorrerá virtualmente durante o Fescete.

Com o tema É Meu, é Seu, é Nosso!, e homenageando vida e obra de Mateus Solano, o festival será de 11 a 25 de junho. Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Santos Port Authority (Auto-ridade Portuária), o Fescete é uma realização da TESCOM, em parceria com a Prefeitura de Santos, Porto Cidade, Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo e governo federal.

SOBRE - O Fescete é um evento artístico idealizado pela TESCOM, em 1997, em parceria com a Prefeitura de Santos, que investiga estéticas e integra todas as linguagens da arte (dança, música, arte audiovisual, teatro, artes plásticas etc) onde abre espaço aos estudantes, amadores e profissionais.

No gênero (Festival de Cenas), o Fescete é pioneiro no Brasil até então, homenageando personalidades santistas que contribuem com o fazer artístico e conta com a participação de 1.000 artistas de vários segmentos.

O Fescete procura estimular os estudantes, visando à formação de novos grupos teatrais, bem como o exercício da cidadania nas unidades escolares, fomentando sua produção. O Fescete diferencia-se de outros festivais por ter estabelecido um comprometimento de instituir, em nossa região, um novo espaço para trocas e descobertas dos grupos teatrais e estudantes.

29/04/2021

Foto: Divulgação/Bruna Quevedo

 

Ecovias

ecovias