Consumo semanal de serviços de streaming aumenta 320%

 

Em 2019 a média de tempo nas plataformas eram três horas e 14 minutos semanais que passaram a ser quase 13 horas semanais em 2021

Se antes o brasileiro já era ligado em filmes, séries e programas disponíveis em plataformas de streaming, com a pandemia o número de adeptos a essas tecnologias só aumentou, registrando crescimento de 320% no País.

Segundo pesquisa da Kantar Ibope Media em 2019, os brasileiros assistiam em média três horas e 14 minutos semanais de vídeos pagos. Este ano essa média chegou a subir para quase 13 horas semanais.

Um dos motivos para esse alto consumo é a pandemia e o confinamento de milhões de pessoas, o que ajudou não só a impulsionar o número de assinantes dos muitos serviços, como disparou seu consumo. Além disso, esse consumo está levando ao surgimento de cada vez mais serviços gratuitos dessa modalidade.

Na média de 2020 os brasileiros passaram cerca de sete horas diárias diante dos aparelhos de TV, sendo uma hora e 49 minutos exclusivos ao consumo de vídeos pagos. Com a vacinação da população em andamento e o relaxamento cada vez maior do distanciamento social, é quase certo que até o final do ano essa média já tenha caído.

A partir deste ano a Kantar Ibope medirá não só o consumo de streaming, mas também o ranking de cada serviço. Ou seja, assim como hoje sabemos qual o ranking de ibope na TV paga ou por assinatura - quais os canais mais vistos - a partir de agora a Kantar também fará isso com os ‘canais’ de streaming, como Netflix, Globoplay, Amazon Prime, entre outros.

NOVIDADE - Um novo serviço de streaming gratuito e dedicado a crianças até 12 anos foi lançado. Trata-se do VixTV Kids, que ainda está em fase inicial, mas já pode ser acessado pelo público pelo site www.vix.com/tv.

O Vix foi lançado ano passado e é uma opção para quem não quer pagar pelo serviço e também não se importa em ver publicidade enquanto assiste. Na estreia do Kids há a animação Os Smurfs, com episódios originais dos anos 80. Além desse, há a série Hello Kitty e Amigos e A Galinha Pintadinha.

O catálogo é dividido nas seções Pequeninos (até 3 anos), Vix Kids Jr. (3 a 6 anos) e Ventura e Diversão (acima de 6 anos) além de Hora do Cineminha, para a família curtir junto no sofá. O serviço já está disponível na web e em aplicativos para celular e dispositivos como Amazon, Apple TV, Roku e Android TV.

12/04/2021

 

 

Ecovias

ecovias