Pedido do VLT para Praia Grande é apresentado e segue para discussão no Condesb

Em reunião, no último dia 17, com representantes da EMTU, a prefeita abordou a importância de ter futuramente um trajeto do VLT na Cidade

Foi protocolado na última sexta-feira, dia 19, junto a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade, que interligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos, em Praia Grande, com a área continental de São Vicente. A intenção da Administração Municipal é que o projeto seja enviado à Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Condesb e que seja inserido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana da Baixada Santista.

A proposta foi entregue pelo secretário municipal de Transportes da Cidade, Leandro Avelino Rodrigues Cruz, que reforça a necessidade do novo sistema, também defendida na Administração anterior pelo ex-prefeito Alberto Mourão (PSDB), e pela atual, da prefeita Raquel Chini (PSDB).

O trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela rua José Bonifácio, no bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos. O VLT é um sistema de transporte sobre trilhos que opera em uma plataforma separada do resto do tráfego.

De acordo com o Leandro Avelino, o projeto concebido representa o melhor cenário, em termos de mobilidade urbana metropolitana, para a Cidade e também para todo Litoral Sul. “Assim, será possível otimizar algumas linhas de ônibus, diminuindo até o fluxo de veículos dentro de Praia Grande. A ação beneficiará, principalmente, o acesso da população a serviços na área da saúde e educação, oferecendo agilidade no deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico no Litoral Sul como um todo”.

EMTU - O tema também foi abordado pela prefeita Raquel Chini durante reunião realizada na Prefeitura, no último dia 17, com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de ter futuramente um trajeto do VLT passando por Praia Grande.

Raquel destacou que esse contato com a EMTU é muito importante para a Cidade. “Durante o encontro aproveitei para reforçar, entre outras coisas, nosso pedido pelo VLT em Praia Grande. É um sistema de transporte essencial para melhorar a mobilidade urbana não só do nosso Município, mas para todo Litoral Sul”.

25/02/2021

Foto: Divulgação PMPG/Fred Casagrande

 

 

Ecovias

ecovias