Peneirando

 

CEI da vacina

Pouco antes da sessão da Câmara de Praia Grande desta semana, na terça-feira, dia 11, foi realizado o sorteio dos membros da Comissão Especial de Inquérito criada para investigar denúncias relacionadas ao combate da covid-19 no Município. Fazem parte da CEI os seguintes vereadores: Hugo Ribeiro (PSDB) – líder do Executivo no Legislativo -; Francisco Araújo Lima Júnior, o Gugu Mil Grau (PSD); José Carlos dos Santos, o Zezão (Solidariedade); Michelle Quintas (Republicanos); e Rômulo Brasil Rebouças (Podemos).

Não é contra o governo

Ao comentar o anúncio dos membros da CEI da Vacina, o vice-líder do Executivo no Legislativo, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PSDB), salientou que a Comissão servirá também para esclarecer se houveram mesmo erros cometidos pela Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande ou se as denúncias e acusações se referem a falhas na distribuição de vacina contra covid pelo Estado ou governo federal. “Tenho certeza que ao final vamos ver que a Secretaria de Saúde está cumprindo seu papel”, reforçou Betinho.

Equoterapia

Entre os diversos trabalhos apresentados na sessão de terça-feira, dia 11, o vereador Emerson Camargo (PSL) apresentou requerimento sugerindo ao Executivo estudos sobre a implantação da Equoterapia (método terapêutico

que utiliza cavalos para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial de pessoas com deficiências) em Praia Grande. No trabalho, o parlamentar ressaltou que no censo de 2010 a Cidade tinha 3.664 pessoas com deficiências.

Vacina contra a dengue

No início de maio, a farmacêutica Takeda solicitou registro de uma nova vacina contra a dengue à Anvisa: a TAK-003. Na fase 3 do estudo, a vacina demonstrou eficácia geral de 80,2% na prevenção de casos confirmados de dengue. Já existe a vacina Dengvaxia, da Sanofi - Pasteur, mas só está disponível na rede particular. O vereador Emerson Camargo apresentou requerimento solicitando ao Executivo informações sobre a aquisição da Dengvaxia para aplicar na rede municipal.

Homenagem aos enfermeiros

No Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, a Secretaria de Saúde Pública prestou homenagem aos profissionais do Hospital Irmã Dulce na quarta-feira, dia 12. Logo pela manhã, além de aplausos, foi feita entrega de kits de café da manhã e apresentado vídeo motivacional às equipes. O evento foi organizado pelo Instituto Anjos da Enfermagem e a empresa Cirúrgica Fernandes, com colaboração da Sesap e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do hospital. Atualmente a unidade conta com 167 enfermeiros, 283 técnicos e outros 467 auxiliares.

Gratuidade a partir de 60 anos

O juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública em São Paulo, mandou restabelecer a gratuidade no transporte intermunicipal para passageiros com idade entre 60 e 64 anos. Porém, não ficou determinado quando a medida valerá. A decisão, divulgada na terça-feira, dia 11, foi tomada dia 7. Na Baixada Santista, a gratuidade poderá ser aplicada novamente nos ônibus intermunicipais e no VLT. Porém, ainda cabe recurso. A isenção de tarifa valeu entre 2014 e janeiro deste ano, quando o governo estadual revogou o benefício, por decreto.

Pequenas empregadoras

Em meio a um recorde de desemprego, com 14,4 milhões de pessoas sem trabalho, as micro e pequenas empresas (MPE) mostram-se como um grande potencial para a geração de empregos. Em março foram responsáveis pela criação de 106.796 vagas, o que corresponde a 57,9% do total de postos formais - que foram de 184.140. Os dados são do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Pelo nono mês consecutivo, as MPEs apresentam resultado positivo. Em janeiro, foram 195,6 mil postos (75%) e em fevereiro, 275.083 (68,5%).

 

13/05/2021

 

 

Ecovias

ecovias