Peneirando

É hoje!

Nesta quinta-feira, dia 21, às 19h30, acontece na Câmara de Praia Grande o 1º Fórum de Boas Práticas, Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Familiar. O evento vai discutir o papel da sociedade e a atuação de diversos órgãos contra o problema, como a Procuradoria da Mulher, o Conselho Tutelar, o Judiciário, a Patrulha Maria da Penha, Ong Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS/CRAS).

Auxílio Saúde

Na sessão de terça-feira, dia 19, o vereador Rodrigo Rosário (Progressistas) apresentou projeto de lei sobre a instituição de auxílio-saúde para os servidores da Prefeitura de Praia Grande, que seria prestado em caráter indenizatório, para ressarcir despesas mensais com plano privado de saúde médica ou planos de assistência odontológica dos trabalhadores municipais. Ao discutir o projeto, Rosário salientou que o benefício custa-ria aos cofres municipais nem 10% do que o Legislativo devolve anualmente ao Executivo e que esse valor poderia ser usado para essa despesa.

Fila da Caixa

As extensas filas da Caixa Econômica Federal voltaram a ser tema de trabalho na Câmara. O vereador Paulo Monteiro (Republicanos) apresentou requerimento questionando a diretoria do banco sobre o não atendimento diferenciado para idosos e mulheres com crianças no colo. Nesta semana foi lamentável ver as pessoas nas enormes filas, mesmo debaixo de chuva, problema que já ocorre desde o início da pandemia e que a Caixa Econômica Federal não conseguiu resolver por falta de pessoal para atender a demanda, que aumentou com auxílio emergencial.

Saúde em foco!

Entre os trabalhos apresentados pelo vereador Emerson Camargo (PSL), dois tiveram foco na saúde. Um deles visa instituir a Semana de Prevenção e Combate à Cegueira por Catarata, comemorada anualmente na semana de 26 de maio, e visa possibilitar o diagnóstico de doenças oculares como glaucoma, catarata e retinopatia antes de gerar males piores. E o segundo, institui a Política Municipal de Prevenção às Doenças Ocupacionais do Educador da Rede Municipal, visando prestar informações aos profissionais da educação sobre as enfermidades que tem maior incidência nesse público, para que possam ser identificadas e tratadas.

Talento local

Mais uma vez Praia Grande ganhará destaque na TV com um talento local. Desta vez será o cantor Daniel Albuquerque que se apresentará no programa Canta Comigo Teen 2, da Rede Record, comandado pelo apresentador Rodrigo Faro. Daniel é aluno do programa SuperEscola e atleta de judô, mas foi cantando que garantiu sua classificação no programa musical da emissora. O cantor mirim esteve na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 19, e foi homenageado pela vereador Renata Zabeu (DEM).

Riu da CPI?

Em tom de deboche, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota/RJ) disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), iria rir das acusações contra ele no relatório da CPI da Covid e imitou a risada do pai. Horas após a apresentação do relatório final da CPI da Covid, que pede seu indiciamento por nove crimes, Bolsonaro criticou a comissão, e disse que não tem “culpa de absolutamente nada”. Ele defende que seu governo fez “a coisa certa desde o primeiro momento”. Não riu, nem minimizou o número de mortes, como fez em outras ocasiões. Agora está ficando sério!

Auxílio Brasil

E no mesmo dia da leitura do relatório da CPI, o governo federal anunciou que o Auxílio Brasil terá reajuste permanente de 20% em relação aos valores pagos atualmente no Bolsa Família. O programa, que vai substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, começa a ser pago em novembro. O ministro da Cidadania, João Roma, disse que, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, será criado um “benefício transitório” para que as famílias recebam, até o fim de 2022, pelo menos R$ 400 mensais, porém não detalhou de onde virá o dinheiro.

21/10/2021

 

Ecovias

ecovias