Especial
Bancos Inter, Itaú e Caixa lideram ranking de reclamações ao Banco Central

 

 

São consideradas instituições com mais de 4 milhões de clientes

O Banco Inter ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no quarto trimestre de 2020, de acordo com dados divulgados na terça-feira (19) pelo Banco Central (BC). Para a elaboração do documento, foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O conglomerado (banco e subsidiárias) do Banco Itaú ficou em segundo lugar e o conglomerado da Caixa Econômica Federal ficou em terceiro.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicadas por 1 milhão. O índice gerado representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

O ranking passou por uma mudança. Até outubro do ano passado, o BC incluía na lista principal as instituições com mais de 4 milhões de clientes. Após reclamações de que a metodologia prejudicava bancos médios e beneficiava grandes conglomerados, o órgão passou a incluir na lista principal apenas as dez maiores instituições do País, com pelo menos 8 milhões de clientes, e deixou o restante para uma lista secundária.

De outubro a dezembro do ano passado, o BC recebeu 900 queixas consideradas procedentes contra o Banco Inter a maioria por “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, terminais de atendimento eletrônico, credenciadora e operação de crédito”.

O Itaú recebeu 2.594 reclamações, a maioria delas também sobre problemas com o crédito consignado. A Caixa recebeu 4.442, sendo a maior parte das reclamações sobre problemas com integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de internet banking.

Entre os dez principais bancos do País, o Santander, apareceu em quarto lugar no ranking com índice 29,91. Em seguida, na quinta colocação, vem o Banco do Brasil, com índice 22,63. Na sexta posição vem o Bradesco, com índice 16,96.

A maioria das reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central decorreu de problemas na oferta ou na prestação de informação sobre crédito consignado (10.518), em operações de crédito (3.429) e em cartões de crédito (2.639). No total, o BC considerou procedentes 30.780 queixas de clientes contra os bancos no país.

20/01/2021

 

 
Santos será sede de evento mundial de criadores de games

 

Os interessados em participar pela sede regional devem preencher o formulário na internet

Santos será, pela segunda vez, uma das sedes regionais da maior Game Jam do mundo, evento internacional que reúne criadores de jogos e interessados, entre 27 e 31 de janeiro.

Na edição deste ano, a Global Game Jam será totalmente online e com maior duração. Os interessados em participar pela sede regional devem preencher o formulário na internet. A inscrição é gratuita.

A atividade é organizada na região pela Universidade São Judas – Campus Unimonte com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Parque Tecnológico de Santos e Secretaria de Planejamento e Inovação.

O professor do curso de Jogos Digitais da São Judas (Unimonte), Danilo Bezerra explica que para participar, não é preciso ser aluno da instituição nem ter experiência prévia com desenvolvimento de jogos. Também não é necessário ser morador da Baixada Santista. “Há espaço para iniciantes ou profissionais e todos os tipos de habilidades são importantes, como arte, design, música, programação e modelagem”.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no perfil do grupo Baixada Santista GameDev no Facebook. A missão desse evento mundial é capacitar indivíduos a aprender, experimentar e criar juntos por meio do desenvolvimento de jogos.

É uma espécie de maratona em que todos os participantes podem formar grupos e cada grupo é desafiado a fazer jogos baseados no mesmo tema, com ciclo de desenvolvimento de 48 horas de duração. Em sua segunda edição, a Global Game Jam será realizada simultaneamente em 476 lugares de 87 países. No Brasil, está prevista em 30 locais.

MERCADO – A carreira de desenvolvimento de games está em constante expansão no País e é oportunidade de geração de emprego e renda, especialmente para o público jovem. A Cidade vem incentivando o setor por meio dos encontros de desenvolvedores de games e eventos como o Santos Criativa Festival Geek, criado em 2017.

Uma das propostas do governo municipal é criar uma Incubadora para Desenvolvimento de Games no Parque Tecnológico de Santos, que ganhou ampla e moderna sede de 7,2 mil m² no final de 2020, além do cultivo permanente de grupos de desenvolvedores da região.

20/01/2021

Foto: Divulgação

 
Inscrições para cursos técnicos de dança, canto e regência em Cubatão estão abertas

 

Aulas gratuitas acontecem na escola Ivanildo Rebouças da Silva

A Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva está com inscrições abertas para seis cursos destinados a crianças e adultos até esta sexta-feira, dia 22.

São oferecidas vagas para canto coral e dança, para crianças de 7 a 13 anos, prioritariamente matriculadas na rede municipal de ensino; e canto coral, canto, regência e dança clássica e contemporânea para adolescentes a partir de 15 anos e adultos.

Os interessados devem comparecer à escola, na Avenida Nações Unidas, 168, Vila Nova, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; ou enviar WhatsApp para 3372-9236 e encaminhar a ficha de inscrição e documentos pela internet.

Os documentos necessários são: cópia da cédula de identidade ou carteira de habilitação; declaração de matrícula em escola municipal de Cubatão para os menores de 14 anos; comprovante de escolaridade para os maiores de 15 anos (cursando ou já concluído o Ensino Médio); e cópia de comprovante de residência em nome do aluno ou do representante legal. O curso é gratuito. Mas há taxa de inscrição no valor de R$ 20,00.

Vale frisar que os cursos para adultos ou adolescentes estão abertos à participação de interessados residentes em qualquer município.

O processo de seleção está previsto para a primeira semana de fevereiro. As crianças devem realizar teste de percepção auditiva. São 30 vagas para dança e 80 para canto coral, ambos com turmas pela manhã e à tarde.

Já para os adolescentes e adultos, são: 15 vagas para regência, selecionados por teste de teoria musical; e técnico de dança clássica ou contemporânea, 30 vagas (turmas manhã e tarde). Os candidatos ao curso de dança deverão enviar vídeo para os avaliadores. E no caso de canto coral (80 vagas, com turmas à tarde e à noite) e canto (15 vagas) haverá teste de percepção auditiva.

20/01/2021

Foto: Divulgação

 
Defesa Civil Estadual realiza vistoria emergencial em Peruíbe após chuvas intensas

 

Técnicos avaliam as áreas mais afetadas do município e dão suporte nas ações de resposta

A Defesa Civil Estadual enviou na terça-feira (19) uma equipe para realizar vistoria emergencial no município de Peruíbe após a ocorrência de chuvas intensas em últimas 24 horas, com acumulados de 255 mm.

Durante a vistoria, os técnicos identificaram oito pontos de escorregamento pela Serra do Guaraú, sendo que um deles causou a interdição total da via. Não houve registro de vítimas. Também pela avenida Mario Covas Júnior (Beira Mar) houve três pontos de erosão, sendo que dois pontos causaram interdição parcial e um deles interdição total da via.

Nos bairros de Caraguava e Ribamar, vários pontos de alagamento se formaram, afetando várias residências. Até o momento, 30 casas foram interditadas e 60 pessoas desalojadas. As vias permanecem interditadas, pois ainda há risco de novos deslizamentos.

Após solicitação de apoio da prefeitura, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/SP) permanece com a equipe no município, juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para realizar vistorias emergenciais, avaliar as áreas mais afetadas e dar suporte técnico nas ações de resposta.

20/01/2021

 
Área Continental tem programação especial nos 489 anos de São Vicente

 

 

Pela primeira vez, comemoração terá início na Subprefeitura

A sexta-feira (22) será um dia muito especial para São Vicente: a primeira cidade do Brasil completará 489 anos. As comemorações incluem diversas atividades culturais e recreativas com o apoio da Prefeitura.

Os festejos começaram na segunda-feira (18), às 19h, com a estreia do documentário, “Encenação 2021 – O Povo Conta a Sua História”. O local escolhido para o lançamento é o Cine Roxy, no Brisamar Shopping, em sessão exclusiva para convidados. Em seguida, às 19h30 os cinco episódios da websérie estarão disponíveis no Canal da TV Primeira no YouTube https://www.youtube.com/user/tvprimeira.

Já no aniversário da Cidade, na sexta-feira (22), a Área Continental terá destaque na programação. Pela primeira vez na história, a região formada por dez bairros celebra o aniversário com ações desde cedo. Às 8h, o tradicional Hasteamento da Bandeira será em frente à Subprefeitura (avenida Ulisses Guimarães, nº 211 – Rio Branco), com a presença das autoridades da Cidade.

Na sequência, a Secult anuncia os vencedores do concurso “Desenhe São Vicente”. Logo após, será realizada a Bênção Ecumênica, com a participação de várias lideranças religiosas. Depois dos “Parabéns” à Cidade, tem inicio o projeto Memória Viva, com o plantio das primeiras mudas de árvores.

Às 10h começa a Missa, celebrada na Igreja Matriz (Praça João Pessoa, s/n – Centro), seguida da caminhada rumo ao Paço Municipal, onde acontece a consagração da Cidade.

Ao meio-dia, será inaugurada a Miniexposição da TV Primeira, no saguão da Prefeitura, com painéis descritivos contando a trajetória da primeira emissora municipal do Brasil. O público poderá conferir momentos marcantes da TV no País e no mundo

A partir das 15 horas, o esporte também tem vez nas comemorações. A Secretaria de Esportes (Sespor) preparou demonstrações de caratê, alongamento e taekwondo na Praça dos Ambientalistas (Rio Branco). Às 17 horas, a Praça Tom Jobim e a Praia do Gonzaguinha recebem aulas de capoeira, ginástica funcional e stand-up.

Para encerrar as comemorações, às 19h30 vai ao ar o último capítulo do documentário “Encenação 2021 – O Povo Conta a Sua História”.

20/01/2021

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias