Uvebs elege nova diretoria e já apresenta primeira reivindicação aos prefeitos

 

Uvebs conta agora também com um Conselho Consultivo com vereadores especialistas em temas específicos

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) elegeu e deu posse à nova diretoria do colegiado para o biênio 2021/2022, na quarta-feira, dia 6, na Câmara de São Vicente.

O vereador praiagrandense Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PSDB), foi reeleito presidente e segue à frente da entidade pelo terceiro mandato consecutivo. Já neste primeiro encontro, o colegiado definiu a elaboração de um ofício para enviar aos prefeitos das nove cidades da região reivindicando os planos municipais de imunização contra covid-19, tendo como exemplo a Prefeitura de Santos, que divulgou calendário de vacinação no primeiro dia do ano.

Além disso, os vereadores reivindicaram que a campanha de vacinação nas cidades da Baixada Santista priorize, além dos trabalhadores da saúde, profissionais da educação e da segurança. “A volta às aulas deve ocorrer com segurança e saúde e isto precisa ser debatido o quanto antes. Não podemos esperar”, justificou a vice-presidente da Uvebs, vereadora santista Audrey Kleys (PP), que sugeriu o tema. O ofício deve ser encaminhado aos chefes do Executivo dos municípios da região nos próximos dias.

Além de Betinho, mais 20 membros fazem parte da Diretoria da Uvebs, com destaque para a participação recorde de mulheres no colegiado. Ao todo, seis vereadoras compõem a nova configuração da entidade: Audrey Kleys - vice-presidente; Sirana Bosonkian (PTB/Guarujá) - segunda vice-presidente; Vera Benício (PSDB/Praia Grande) - segunda secretária; Jaque Barbosa (PSD/Cubatão) - diretora de Comunicação; Renata Barreira (PSDB/Bertioga) - diretora de Defesa dos Interesses da Mulher; e Renata Zabeu Luz (DEM/Praia Grande) - membro do Conselho Consultivo.

Outra novidade desta legislatura é a criação do Conselho Consultivo, com a inclusão de parlamentares engajados em causas específicas, como Renata Zabeu, especialista em direito da criança e do adolescente; Paulo Miyasiro (Republicanos/Santos) no esporte; Marcos Libório (PSB/Santos) no meio ambiente; Fábio Duarte (Podemos/Santos) na segurança; e Alessandro Oliveira (PL/Cubatão) na saúde.

Para Betinho, a nova Diretoria da Uvebs levou em conta o cenário político atual, contemplando a renovação nas câmaras das nove cidades da Baixada Santista, que apresentaram média de 60% de vereadores novos. “Com esta mescla entre experiência e novidade, a Uvebs ganha fôlego para dar andamento às demandas regionais. Além disso, pela primeira vez, contamos com grande efetivo feminino, o que deverá trazer um olhar dinâmico e competente às necessidades metropolitanas”.

A Uvebs foi criada em 2010 para reunir e representar os 136 vereadores das nove cidades da Baixada Santista, no intuito fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções para questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive nas esferas estadual e nacional.

11/01/2021

 

Ecovias

ecovias