Peneirando

 

 

Cadeira no Condesb

Reeleito presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista, o parlamentar praia-grandense Roberto Andrade e Silva, Betinho (PSDB), está confiante que o colegiado conquistará uma cadeira no Conselho Consultivo do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). No órgão principal já foi negado o pedido de uma vaga para representante da UVEBS devido à paridade de membros do Governo do Estado e das prefeituras, mas ao participar do conselho consultivo, o vereador já poderia discutir temas regionais antes de serem colocados na pauta mensal do órgão.

Inocente

O vereador Carlos Eduardo Barbosa, o Cadu (PTB), e uma assessora (que era tesoureira do seu partido) foram inocentados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER/SP) da acusação de abuso de poder político durante o pleito de 2020. Eles foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral de ter feito uso do e-mail oficial da Câmara para aumentar o número de integrantes no seu partido, especificamente atuando na desfiliação de um membro da Rede para trazê-lo ao PTB, inclusive usando carro oficial da Câmara para o transporte de documentos.

Decisão

Segundo o relator do caso no TRE/SP, desembargador Nelton Agnaldo Moraes dos Santos, o uso do e-mail institucional “para re-solver questões partidárias, apesar de ser reprovável e contrariar alguns dos princípios da administração pública, não caracteriza, por si só, abuso de poder político”. Segundo a defesa de Cadu, também não foram apresentadas provas seguras de que o veículo da Câmara, em horário de serviço, teria sido usado para a entrega do documento, conforme citado pela acusação.

Ecophalt

Nesta quinta-feira, dia 14, às 16h, a Ong Ecophalt promove uma reunião online com participação de secretários de Meio Ambiente e representantes do setor das nove cidades da Baixada Santista para apresentar o Projeto Ecophalt: estratégias para a gestão de resíduos pneumáticos da Baixada Santista, que será custeado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O encontro virtual tem como objetivo divulgar as estratégias de ações e a importância das parcerias com os municípios para a realização do projeto.

Parcerias

Segundo a presidente da Ecophalt, Syllis Flávia Paes Bezerra, em 2019, as nove cidades já assinaram a carta de intenção para a realização do projeto, previsto para 2020, mas devido à pandemia de covid-19, a proposta foi adiada para esse ano. “Nossa meta é desenvolver (o projeto) em parceria permanente com a gestão pública”. O projeto tem como objetivo desenvolver ações de mapeamento, cadastro, entrevista e conscientização em todo o comércio e revendedores de pneus, e com isso, obter um diagnóstico de como é feita a cadeia da logística reversa na região.

Confiança na votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, na segunda-feira, dia 11, que auditorias externas nas eleições municipais de 2020 mostram que não foram identificadas quaisquer situações que comprometessem “a transparência e a confiabilidade” da votação eletrônica. Em nota, o TSE acrescentou que as auditorias externas ocorreram nos tribunais regionais eleitorais (TREs) e foram feitas por uma empresa especializada, contratada por meio de licitação. O tribunal tem ressaltado que não há qualquer evidência ou indício de fraude no processo eletrônico de votação.

Desnecessário...

A afirmação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre quando começa a vacinação no Brasil e como será a distribuição aos estados foi desnecessária (para dizer o mínimo). Em entrevista, Pazuello disse o seguinte: “Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina começará no dia D, na hora H no Brasil. Vamos fazer como um exemplo para o mundo”, ou seja, não tem data, nem hora definidas ainda. Restou ainda outra dúvida: qual será esse exemplo que o Brasil dará para o mundo?

 

14/01/2021

 

 

Ecovias

ecovias