Cidades da Baixada Santista participarão de Dia D com multivacinação neste sábado

Até o momento mais de 4,4 mil doses já foram aplicadas pela região

 

 

 

As cidades da Baixada Santista participarão do Dia D de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que acontece neste sábado, dia 17. A intenção é atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes menores de 15 anos, reforçando a proteção contra paralisia infantil (polio) aos menores de 5 anos.

A aplicação das imunizações será nos postos de saúde de cada Cidade. Praia Grande abrirá as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) das 9h às 16h. São Vicente terá 23 postos entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família abertas das 8h às 17h.

Em Mongaguá o Dia D foi confirmado e será das 8h às 16h, com vacinas aplicadas em oito postos de saúde, sendo que os pacientes da unidade do Jardim Praia Grande, por conta de reforma, serão atendidos no posto da Vila atlântica.

Em Guarujá a campanha ocorre em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) à disposição das 9h às 15 horas, mas no Dia D serão 22 unidades das 8h às 17h. É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.

Cubatão fará a ação em 14 unidades com salas de vacina das 8h às 17h. Peruíbe, Itanhaém e Bertioga também confirmaram a ação que haverá nos postos de saúde, sem mencionar se haverá horários diferenciados.

Santos fará o Dia D em 30 policlínicas das 9h às 15h, atendendo também adultos. Haverá um posto volante na praça das Bandeiras, orla do bairro Gonzaga, das 10h às 14h. As unidades também farão coleta de papanicolau, para detecção precoce de câncer ginecológico, das 9h às 15h30, para mulheres entre 26 e 64 anos e exame manual das mamas em mulheres com mais de 40 anos, que poderão agendar a mamografia.

Conforme recomendado por órgãos oficiais de Saúde, os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seguem todos os protocolos de higiene e segurança que estão sendo tomados para evitar a propagação do coronavírus.

BALANÇO – O Dia D integra a Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação, que começou no último dia 5 e segue até o dia 30 pelo País.

O Ministério da Saúde (MS) estima que 11 milhões de crianças de 1 ano a menores de 5 anos devam ser imunizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Pela Baixada Santista, mais de 4,4 mil doses já foram aplicadas até quinta-feira, dia 15. Praia Grande imunizou cerca de 800 crianças e adolescentes; Guarujá 810; São Vicente vacinou 858 contra a pólio e 748 na multivacinação. Itanhaém havia aplicado em 310 doses contra a pólio e 163 referentes à multivacinação. Mongaguá registrou 175 imunizações; Cubatão 117; Bertioga 69; e Peruíbe 125 na pólio e 225 na multivacinação. Santos não respondeu.

Na multivacinação serão oferecidas 14 tipos que protegem contra cerca de 20 doenças, como a BCG (tuberculose); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); febre amarela, hepatite A, entre outras.

15/10/2020

 

 

Ecovias

ecovias