Sectur realiza cadastro para os profissionais do setor cultural

Iniciativa praia-grandense é gratuita e visa mapear segmento artístico, os diversos eventos e espaços culturais

Em Praia Grande, desde quinta-feira, dia 16, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) está realizando cadastro do setor cultural do Município, destinado aos profissionais do segmento artístico, espaços e eventos culturais. A iniciativa é feita de forma online, por meio de três formulários.

O cadastro, realizado pela Sectur, é também uma das exigências para acesso ao benefício da Lei Federal nº 14.017, denominada de Lei Aldir Blanc (escritor e compositor que morreu vítima do covid-19), que destina um auxílio emergencial à cultura neste momento de pandemia. Após as inscrições, uma comissão avaliadora fará uma análise dos dados enviados e certificará os itens apontados pelos interessados.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, a coleta dos dados mostrará um quantitativo do segmento na Cidade. “É importante ressaltar que o cadastro não é apenas para o recebimento do auxílio emergencial, mas sim ao setor cultural como um todo. Essas informações serão utilizadas em outras oportunidades, como por exemplo, saber quais artistas podem se encaixar em determinado evento”, afirma Dinho.

SETORES – O trabalhador ou trabalhadora da cultura é a pessoa que exerce função na cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais, incluindo artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte e capoeira. Para o cadastro acesse: https://forms.gle/1Mgbt2xKjJv6832ZA.

Os espaços culturais são todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais. Para os espaços culturais o link é https://forms.gle/uMka4ytLoh3w2uJX8.

Já para o evento cultural que são aqueles realizados em Praia Grande que contenham uma ou mais manifestações culturais e artísticas o acesso é: https://forms.gle/fyPMsXqs34VGGMhu6. Dúvidas podem ser tiradas no cadastrocultural@praiagrande.sp.gov.br.

GUARUJÁ – No Guarujá, a Secretaria de Cultura (Secult) também iniciou, o cadastro municipal de artistas e profissionais de todos os segmentos culturais como teatro, artes circenses, artes plásticas e visuais, fotografia, música, entre outros. Os artistas que desejarem realizar o cadastro podem fazê-lo por meio do formulário disponibilizado no site oficial da Secretaria www.vivacult.com.br.

O cadastro permite mapear a situação de artistas e profissionais culturais durante a pandemia e continuará fixo e de uso contínuo pela Secult e pelo sistema municipal de Cultura, além de possibilitar e facilitar o acesso a editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural do Município. O cadastro também é fundamental para programas de auxílio emergencial estaduais e federais, como o previsto pela Lei Aldir Blanc.

Além deste cadastro, o município também possui o Mapa da Cultura, lançado em 2018, que tem o intuito de mapear artistas, grupos, entidades, espaços, eventos e projetos culturais na Cidade.

O acesso é feito pelo link http://mapadacultura.guaruja.sp.gov.br.

20/07/2020

Foto: Divulgação PMPG/Jairo Marques

 

 

 

Ecovias

ecovias